«

»

mar 22 2016

exupery

Imprimir Post

Sobre a Mostra Luta!

40AnosdoMIS

A Mostra Luta! ocorre anualmente desde 2008 e se configura como um festival de exibição de filmes (documentários e ficção), exposição de fotografias e mesas de debate sobre a utilização das linguagens audiovisuais na defesa da heterogeneidade social e cultural, garantindo a diversidade de opinião, sexual, de gênero, etnias, culturas, gerações e capacidades físicas. A Mostra, desde sua primeira edição, vem sendo realizada no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas, no Palácio dos Azulejos e em outros espaços públicos como escolas, praças, pontos de cultura, com participação da população gratuita.

Ela é aberta a toda a população de Campinas e região, bem como a produtores e expectadores de todo Brasil, que trabalham, produzem ou se interessam pela área audiovisual. A 1a Mostra Luta! contou com 21 filmes, em sua grande maioria documentários em curta-metragem que retrataram as lutas pela diversidade sexual, anti-manicomial, operária, dos sem-teto e sem-terra. A partir de 2009, com a 2a edição, ampliamos as atividades: além das exibições de filmes a Mostra contou com uma exposição fotográfica, de curadoria do fotógrafo João Zinclar.

IMG_8906

Os filmes exibidos foram resultado da seleção de inscrições abertas ao público de todo o país. Da 3a edição em diante, adicionamos às atividades que já compunham a Mostra (exibições de vídeos, fotografias e mesas de debates) oficinas relacionadas às temáticas do audiovisual e das lutas sociais, bem como apresentações de teatro, dança e música, começaram a ocupar outros pontos do centro da cidade, ampliando a ação da Mostra e indo ao encontro do público.

A 6a Mostra Luta! manteve essa estrutura, contudo contou com mais uma atuação: a Mostra Luta Itinerante! nas escolas, cujo intuito é exibir e debater filmes de produção alternativa e/ou independente em espaços de construção de conhecimento interessados em gerar a reflexão acerca de temáticas sociais contemporâneas. Outro elemento também incluido na 6ª Mostra são as reuniões abertas aos movimentos interessados em participar da organização e produção das mostras.

MostraLuta2014

Em seu oitavo ano consecutivo, a Mostra já se configura enquanto espaço de referência de exibição e debate de filmes independentes na cidade e já possui abrangência nacional, com inscrições de produtores audiovisuais de diversas partes do país.

A 8a Mostra Luta! aconteceu de 02 a 11 de outubro de 2015 e trouxe na sua programação a chamada pública nacional de produções, vídeos e filmes nessa perspectiva social, para oferecer um evento que contemplasse a exibição de filmes de varias regiões do Brasil, mesas de debate, exposição de quadrinhos e trabalhos fotográficos, teatro, dança, música, um encontro de coletivos de comunicação e mídias livres. Na Luta, presença e resistência da Cultura Negra em Campinas, além da 3a Mostra Luta Itinerante em cerca de 20 escolas públicas municipais de Campinas.

mapamostraluta18

A Mostra é um espaço para a manifestação plural de raças, etnias, culturas, opiniões, costumes e suas representações artístico-culturais. A Mostra Luta! se configura enquanto importante espaço de visibilidade de produções audiovisuais independentes, alternativas e experimentais com foco na temática das lutas sociais e do respeito à diversidade cultural. Diversos setores da sociedade participam abertamente da organização e realização do evento produzindo e socializando vídeos e fotos, participando da construção de espaços de exibição e debates.

A Mostra Luta! É um estímulo à produção audiovisual independente e cria espaços de exibição gratuito dessa produção. Com a Mostra permitimos o contato e a articulação entre diversos grupos e indivíduos que produzem material audiovisual e uma relação direta entre esses produtores e público. Esses debates são momentos de formação e reflexão sobre o conteúdo apresentado nos espaços da Mostra.

Organiza-se também um registro histórico das lutas e movimentações artístico-culturais realizadas por diversos setores da sociedade brasileira em busca de seus direitos, permitindo a construção de um acervo que já há oito anos é incorporado ao acervo do Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS). Além disso, é realizada a transmissão ao vivo pela web e a gravação dos debates das atividades da Mostra Luta! Pelo site: http://socializandosaberes.net.br . Este material, além de ser um instrumento de divulgação destes filmes independentes, poderá ser utilizado como material didático-pedagógico em outros espaços que reflitam sobre a realidade brasileira.

A temática da Mostra envolve a luta pelos direitos sociais e pela diversidade cultural e social fomentando a criticidade pela cooperação na luta contra a desigualdade. É também um espaço propositivo de práticas artísticas e culturais pouco veiculadas nos meios de comunicação massivos.

DSC02142

Promove a exibição e debate de filmes de produção independente e/ou alternativo, focando a distribuição, reflexão e formação envolvendo diversos atores na discussão da produção audiovisual em diferentes lugares da cidade de Campinas-SP. Pretende também difundir e amplificar o trabalho de artistas visuais através da mostra fotográfica e da exposição de charges e desenhos, visando fortalecer luta pela democratização dos meios de comunicação no Brasil.

Estimula o interesse pela apreciação e produção de materiais audiovisuais com outras referências midiáticas; Auxiliar grupos, coletivos, espaços culturais, pontos de cultura, docentes, entre outros, a promover debates com as comunidades de cada território.

30.Erick Dau_Copa do Mundo_Rio de Janeiro_2013

Criação de um espaço de exibição da produção audiovisual independente e de encontro entre os produtores e o público; Promoção à distribuição e circulação de filmes independentes que abordem a temática das lutas sociais e da importância da pluralidade de visões, costumes e culturas, através da Mostra Luta! e Mostra Luta Itinerante; Manutenção, Sistematização e Ampliação do acervo de filmes e de debates dentro da Mostra Luta! Disponível na coleção do Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS).

Link permanente para este artigo: http://midialivrevaijao.art.br/sobre-a-mostra-luta/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

ChatClick here to chat!+