«

»

set 15 2016

Wyknã Kariri Xocó

Imprimir Post

Oficina de palhaço Palhaceando a Existência

Oficina voltada a artistas, profissionais da saúde, educação, assistência social e demais interessados na linguagem do clown como ferramenta terapêutica e de ação social.
 
O que está dentro de nós brilha e ressoa. Nosso riso, como o ar que transforma os pulmões em sangue de vida, é capaz de nos renovar e nos abrir para a existência. Rir para libertar os medos e armadura; rindo para aprender a desfrutar de que riam do nosso ridículo. Propomos abraçar o palhaço e a palhaça que levamos dentro de nós, em uma bela maneira de criar círculos de riso ao nosso ao redor. Se aceitarmos nossa estupidez e a comunicamos com o coração, produz-se uma catarse que nos permite transmutar a dor em luz, a vergonha em paz e a lástima em plenitude.
 
Com Iván Prado (Espanha, ivanprado.org), clown, diretor teatral, showman, artivista e gestor cultural. Porta-voz do coletivo artístico internacional Pallasos en Rebeldía, organização internacional que atua em diversas zonas de conflito pelo mundo.
 
Ivan atua como um palhaço em países como a Palestina, México, Venezuela, Brasil, Sahara Ocidental e Colômbia, organizando festivais, caravanas e cursos de palhaço, circo e risoterapia em apoio aos direitos humanos, liberdade e dignidade das comunidades que trabalham para um outro mundo possível.
 
É diretor de festivais internacionais Clown: Festiclown (Galícia), Festiclown Palestina (o primeiro festival de circo no mundo árabe), FesticlownWirikuta (México), Festiclown Favela, na favela da Rocinha (RJ) e Festiclown pela Terra (RS, SC, MS, TO), em aldeias indígenas e acampamentos de sem terra.
 
Graças a sua trajetória, Ivan Prado é profissional premiado internacionalmente e um conferencista solicitado em diferentes esferas sociais, das universidades de toda a Europa a casas okupas. Seu trabalho também se estende também ao campo audiovisual, co-produzindo e participado em vários documentários que falam do poder terapêutico e solidário do riso, e do trabalho do Pallasos en Rebeldía em zonas de conflito.
 
Recebeu lições de alguns dos maiores mestres do clown: Leo Bassi, Carlo Colombaioni, JhonnyMelville ou PhilippeGaulier entre outros. Ele já se apresentou e ministrou cursos em vários países, o que lhe permitiu desenvolver uma metodologia própria. É também diretor das escolas Escolactiva (Escola de Lazer), Risactiva (Escola de terapia do riso), Escola Internacional de Comicidade e Seminário Comic Galego.
 
Em Campinas-SP, a oficina acontecerá entre os dias 24 e 25 de setembro de 2016.
 
Essa oficina de Iván Prado como membro da Rede de Apoio ao Povo Kariri Xocó também objetiva levantar recurso para apoio à Luta pela Retomada das Terras Kariri Xocó em Porto Real do Colégio, Alagoas. O recursos das inscrições será destinado à retomada das terras demarcadas para deste povo, como colaboração no custeio de transporte, alimentação e infraestrutura do acampamento.
 
O povo Kariri Xocó continua na luta pelas terras já demarcadas. A justiça dos brancos e ricos é rápida para atender aos pedidos dos fazendeiros, mas lenta para reconhecer os direitos indígenas.
 
O povo venceu na 12ª Vara Federal de Alagoas (Arapiraca), mas os fazendeiros recorreram para o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (Recife). Desde o dia 09/10/2014 o recurso encontra-se com o desembargador relator, mas até hoje não foi julgado. Mais de um ano e nove meses de espera! Na verdade há décadas. … há 500 anos. Entretanto, quando os fazendeiros entram com pedidos de reintegração de posse são atendidos em alguns dias!
 
Mais informações sobre a Luta Kariri Xocó estão no linque https://www.facebook.com/apoiokaririxoco/posts/794806543987905
 
Oficina Palhaceando a Existência, com Iván Capitán Jadoc Prado
Data: 24 e 25 de setembro de 2016.
Horário: sábado, das 14h às 20h; domingo, das 10h às 18h (2h para almoço).
Carga horária total de 12 horas.
Vagas limitadas à 25 pessoas
Desconto especial para inscrições em grupo.
 
Inscrições pelo linque https://goo.gl/forms/K9FXslWYKuJC1JdK2
 
Evento no facebook https://www.facebook.com/events/277610682618986/
Evento no google+ https://plus.google.com/u/1/events/cvfs92ssl6sgtl8gs458v5ijl70
 
Contato:
Rede de Apoio ao Povo Kariri Xocó
redeapoiokaririxoco@gmail.com
https://www.facebook.com/apoiokaririxoco
Anderson 19-99116-6186 (Claro, Telegram e Whatsapp), 19-98157-6260 (Tim)
cartaz_brasilcampina2016-2

Link permanente para este artigo: http://midialivrevaijao.art.br/oficina-de-palhaco-palhaceando-a-existencia/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

ChatClick here to chat!+