«

»

jul 16 2016

Wyknã Kariri Xocó

Imprimir Post

O POVO KARIRI XOCÓ SEGUE NA LUTA POR SUAS TERRAS

O POVO KARIRI XOCÓ SEGUE NA LUTA POR SUAS TERRAS

O Povo Kariri Xocó desocupa estrada intermunicipal após dois dias de manifestação que se iniciou na quarta-feira, dia 13 de julho de 2016, e segue para Maceió na segunda-feira (18) para avançar na luta pela Retomada do Território Indígena.

A ocupação da estrada se iniciou justamente quando também ocorria mais um dia nacional de mobilização indígena contra golpes sofridos historicamente contra seus direitos.

Na quinta-feira (14), indígenas Kariri Xocó receberam as autoridades da Ação de Gerenciamento de Crises e Conflitos da Segurança Pública do Estado de Alagoas e representantes da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) para uma reunião no local e discussão em torno dos motivos que levaram representantes membros da Aldeia  para a manifestação na pista e dos possíveis encaminhamentos para superar tais motivos.

Um grupo significativo da Aldeia Kariri Xocó, em Porto Real do do Colégio – Alagoas (AL), ocupou a estrada intermunicipal que passa pelo território indígena em manifestação contra a morosidade da Justiça Federal no andamento do processo que não garante respeito à demarcação e homologação legal do território Kariri Xocó e contra a terceira liminar da justiça regional de Arapiraca – AL em favor de posseiros/invasores em terras indígenas já declaradas pela FUNAI e demarcadas fisicamente.

Dados do processo na Justiça Federal:

TRF 5ª Região – APELAÇÃO CÍVEL (AC575560-AL) – Terceira Turma – PROC. ORIGINÁRIO Nº: 200780010002947 – Justiça Federal – AL – 12ª Vara Federal da Seção de Alagoas (Arapiraca) – RELATOR: DESEMBARGADOR FEDERAL PAULO MACHADO CORDEIRO.

Veja a síntese do andamento do processo em http://www.jusbrasil.com.br/diarios/documentos/335017822/andamento-do-processo-n-2016-0103596-4-agravo-recurso-especial-09-05-2016-do-stj?ref=topic_feed

Mais informações sobre o processo e a ocupação foram publicadas pela Rede de Apoio ao Povo Kariri Xocó na fanpage que segue no linque https://www.facebook.com/apoiokaririxoco/posts/794806543987905

Segundo representantes Kariri Xocó, como encaminhamento da reunião da quinta-feira (14), uma reunião foi agendada para segunda-feira (18) às 10h, desta vez no Palácio do Governo de Alagoas, em Maceió, contando com a presença de representantes do Governo, do Ministério Público, da Advocacia Geral da União e da FUNAI.

Esta reunião deverá acontecer para que o representantes Kariri Xocó sejam escutados pelo Governador pessoalmente, de modo que o Governo assuma o compromisso político de apoiar e interceder junto à Justiça para que a área já declarada pela FUNAI e demarcada pela Justiça Federal seja respeitada – assim como respeitada a mobilização da Retomada e Ocupação das terras indígenas, como um direito à mobilização, garantindo também ao povo Kariri Xocó a proteção, a integridade física, moral, política e cultural – sem que fazendeiros e posseiros possam interromper o processo por meio liminares judiciais.

DSCN0439

Indígenas Kariri Xocó reivindicam a imediata suspensão da liminar na ação de reintegração de posse nº Proc. 0800476-23.2016.4.05.8001, da 12ª Vara Federal de Alagoas (Arapiraca).

O Povo Indígena pede respeito, união, solidariedade, apoio político e apoio com recursos de transporte para deslocar indígenas até Maceió, para o acompanhamento da reunião.

Representantes da Aldeia também afirmam que continuarão as mobilizações enquanto a Justiça não oficializar e entregar  definitivamente homologadas as terras já declaradas e demarcadas há mais de dez anos.

É de fundamental importância desconstruir preconceitos e esteriótipos impostos há mais de 500 anos sobre os Povos Indígenas originários e sobre toda a sociedade brasileira. É preciso conhecer para respeitar e unir as lutas dos povos e sua pluralidade cultural.

Somos povos em um mesmo Povo, Brasileiro!

Contatos com na Retomada:

Kajabi – fone/whatsapp (82) 998421951

Natuyê – fone/whatsapp (82) 99712874

Pawanã – fone/whatsapp (79) 988274841

Tawana – fone/whatsapp  (82) 99957-2339.

Envie sua manifestação de apoio e articulação para a Rede de Apoio ao Povo Kariri Xocóredeapoiokaririxoco@gmail.comhttps://www.facebook.com/apoiokaririxoco/

Texto e vídeo publicados pela Rede de Apoio ao Povo Kariri Xocó, dia 15 de julho de 2016, pelo link https://www.facebook.com/apoiokaririxoco/videos/796044247197468/#

Link permanente para este artigo: http://midialivrevaijao.art.br/o-povo-kariri-xoco-segue-na-luta-por-suas-terras/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

ChatClick here to chat!+