«

»

abr 01 2015

vaijao

Imprimir Post

I Seminário de Comunicação Daniel Herz

ISeminarioDanielHerz

No dia 28 de março, por iniciativa do Conselho Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de Campinas aconteceu o Seminário “Daniel Herz”, com a intenção de discutir a comunicação como direito humano. Esta iniciativa é resultado do acúmulo gerado a partir das ações realizadas por dentro do Conselho. Queremos agora dialogar e incidir ativamente no processo de criação e instalação, em Campinas, de um Conselho Municipal de Comunicação Social, a exemplo dos já existentes em algumas cidades brasileiras. O evento aconteceu durante o dia todo, das 09h às 17h, no Salão Vermelho do Paço Municipal da Prefeitura de Campinas, aberto ao público em geral e não foi necessário fazer pré-inscrição.

Foi apresentado um breve panorama sobre a luta pela implantação dos Conselhos de Comunicação Social no âmbito Federal e em alguns Estados. Foi regatada a primeira experiência de implantação de um Conselho de Comunicação Social dentro de um governo eleito pela classe trabalhadora, além da luta de diversas companheiras e companheiros por dentro dos movimentos sociais e sindicais para ter uma maior participação popular na formulação de políticas públicas no campo da comunicação social e um maior controle social sobre os grandes meios de comunicação de massa. Em Campinas, foi resgatada a experiência vivida no período do governo Toninho/Izalene dentro da Secretaria de Comunicação. Por ultimo, discutimos as resoluções da última conferência de Comunicação do Conselho e definir as ações para o próximo período.

Para dar conta de toda essa pauta, convidamos para a abertura do Seminário o companheiro Alípio Freire, jornalista e artista, articulista do jornal Brasil de Fato, a companheira Veridiana do Coletivo Intervozes, além de várias companheiras e companheiros de sindicatos, coletivos e movimentos que atuam na luta pela democratização da comunicação.

seminario1

Esperávamos contar também com a presença de nossos vereadores de Campinas. Foi uma explanação com a discussão aberta aos presentes. Na parte da tarde, tivemos os grupos de trabalho formativos.

Entre as perspectivas, foram discutidas estão Políticas Públicas para Comunicação Social, Democratização dos Meios de Comunicação, Formação de Conselho Municipal de Comunicação Social, Tvs e Rádios Públicas, Comunicação Popular e Mídias Livres.

Link permanente para este artigo: http://midialivrevaijao.art.br/i-seminario-de-comunicacao-daniel-herz/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

ChatClick here to chat!+